** PREVENTIVO DO CORAÇÃO **

O hábito de fazer exames preventivos é fundamental para manter a saúde, a qualidade de vida e principalmente o bom funcionamento do órgão vital mais importante do corpo humano: o coração. 

Os exames são importantes para qualquer pessoa, não há idade limite para começar a fazer exames preventivos, sejam elas com histórico na família, praticante de atividades físicas regulares, moderadas, intensas ou até para os indivíduos sedentários.

Os Exame é bastante simples e rápido, realizados sem a inserção de agulhas, ou fluidos no paciente.

Conheça um pouco deles!

1- Eletrocardiograma (ECG): avalia a atividade elétrica do coração, o que permite verificar se os padrões encontrados são normais ou indicam alguma anomalia, como problemas no ritmo cardíaco.

Preparo: colocação de eletrodos não invasivos nos braços, tornozelos e tórax do paciente.

2Teste Ergométrico: é um exame cuja finalidade é medir a freqüência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial, detectar isquemia miocárdica, e distúrbios hemodinâmicos induzidos pelo esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante.

Preparo: Vir vestido com roupas de esporte/ginástica // Não fumar // Evitar café e coca – cola 2 horas antes do exame // Vir Alimentado (evitar jejum)

3- Ecocardiograma Transtorácico: é um exame que utiliza o ultrassom para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração, fornecendo informações sobre a anatomia e a morfologia do órgão, além de permitir avaliar as medidas e a mobilidade das válvulas cardíacas e das paredes das diferentes cavidades do coração, e analisar as características do fluxo sanguíneo.

Preparo: Paciente Deita em repouso numa maca enquanto é aplicado um gel no tórax para facilitar a condutividade das ondas sonoras e realizado a captura de imagens através de um pequeno dispositivo denominado“ transdutor“

4- Ecocardiograma sob estresse físico (Eco Stress): é um exame de ultrassom do coração que possibilita visualizar e analisar a contratilidade do coração em repouso, durante e após esforço físico, realizado em bicicleta ergométrica.

Pacientes com limitação ou impossibilidade de realização do esforço físico em esteira ou bicicleta favor avisar, pois a avaliação não é conclusiva.

Preparo: Vir vestido com roupas de esporte/ginástica // Não fumar // Evitar café e coca – cola 2 horas antes do exame // Vir Alimentado (evitar jejum)

5- US Doppler de carótidas e vertebrais: é um exame complementar que utiliza o ultrassom para avaliar a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais responsáveis por fornecer sangue para o cérebro, para Investigação de síncope ou desmaio; tonturas ou vertigens; acidente vascular cerebral e avaliação do risco de doença arterial aterosclerótica através da presença de espessamentos da camada interna das artérias carótidas.

Preparo: Paciente Deita em repouso numa maca somente não é necessário preparo.

6- Holter 24 horas: É um exame solicitado quando o paciente apresenta sintomas freqüentes de tonturas, palpitações ou falta de ar, que podem indicar alterações cardíacas, ao longo de 24 horas,

Preparo: Tomar banho antes do exame, pois não será possível tomar banho com o aparelho // colocação de 4 eletrodos no tórax,e ligados a um aparelho,que fica na cintura do paciente e grava as informações transmitidas por esses eletrodos. Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes. É fundamental manter as atividades rotineiras. Em pacientes portadores de marca-passo, trazer a carteirinha de identificação do aparelho para cópia das informações.

7- Monitorizarão Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.): é um exame que mede a pressão arterial a cada 15 minutos, durante 24 horas, tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante o dia e sim o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Preparo: Tomar banho antes do exame, pois não será possível tomar banho com o aparelho // será conectado a uma braçadeira colocada no braço a um monitor leve e pequeno, colocado na cintura, que, a cada 15 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida. Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes. É fundamental manter as atividades rotineiras.

 

** Prevenção é o melhor remédio, faça seu check-up anualmente **

 

 

Fonte:https://www.ems.com.br //www.einstein.br/especial