Hipertensão Arterial (Pressão Alta)

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença silenciosa que não costuma provocar sintomas, popularmente conhecida como “pressão alta”,e por ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9.

Na maioria dos casos, não se sabe exatamente como a pressão arterial se desequilibra, mais esta relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta, como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

A hipertensão é dividida em três tipos, conforme os estágios classificados pelos níveis de pressão arterial.

O estágio I corresponde à pressão acima de 140/90 e abaixo de 160/100.

O estágio II ocorre acima de 160/100 e abaixo de 180/110.

O estágio III é marcado pela pressão acima de 180/110.

 

SINTOMAS DA HIPERTENSÃO

Hipertensão arterial é doença traiçoeira,só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada.Algumas pessoas, porém,pode apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito,tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, sangramento nasal, formigamento nos membros e dificuldade de respirar, onde representam um sinal de alerta.

TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlado por um médico onde determina o melhor método para cada paciente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios,basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade,que são 120 dias

O objetivo do tratamento deve ser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8,nos casos de hipertensão leve,com a mínima entre 9 e 10, tenta-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é muito importante e envolve mudanças nos hábitos de vida.

RECOMENDAÇÕES SOBRE HIPERTENSÃO

Reduza o sal

Ele é um mineral importante para o organismo e não deve ser eliminado da dieta dos hipertensos,mais nunca ultrapasse 6 gramas por dia, ou seja,uma colher de chá para toda a alimentação diária, evite os alimentos processados que, em geral, contêm mais sal.

Reduza o estresse

Saiba que o estresse pode aumentar a pressão arterial. Atividade física, técnicas de relaxamento, psicoterapia podem contribuir para o controle do estresse e da pressão arterial;

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

Recomenda-se diminuir a ingestão de bebidas alcoólica para controlar e baixar a pressão arterial.

Não fume

O fumo agrava o quadro, levando à ocorrência de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e gangrena das pernas, além de outros danos.

 

Lembre-se:

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico.

Quem se cuida, vive mais!!!!

 

 

FONTE: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hipertensao-pressao-alta

http://publicacoes.cardiol.br/consenso/1994/6304/63040015.pdf