Monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA)

Sobre o exame

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 15 ou 30 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono, possibilita assim, verificar possíveis picos hipertensivos, correlacionar sintomas como tontura, dor no peito e desmaio à medidas de PA e analisar a eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Como é feito

O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno – colocado na cintura – que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante. O paciente permanece com o aparelho durante 24 horas.

Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.

O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária.

Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

Preparo

Tomar banho antes do exame, pois não é recomendada a retirada do aparelho durante o exame.

Trazer um cinto de sua preferência para colocação do monitor na cintura.

Trazer a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados.

Agende seu horário

(19) 3295-1117

© Copyright WHCardio - Criado por PedroHSA