Enxaqueca não é dor de cabeça e sim risco maior de AVC e infarto.
Entenda..
O risco de desenvolver certos problemas cardiovasculares parece ser maior entre quem sofre com esse tipo de dor de cabeça.
Segundo a Organização Mundial da Saúde é a sexta doença crônica que mais incapacita pessoas, no Brasil, 5% da população tem enxaquecas crônicas, ou seja, com crises que ocorrem por 15 dias por mês ou mais.
Apesar de muita gente confundir a enxaqueca com dor de cabeça, elas são diferentes:
A dor de cabeça provoca dores que dão a sensação de cabeça pesada, apertada ou pressionada, geralmente é uma dor fraca ou moderada..
Já a enxaqueca, é uma dor de cabeça frequente causada por distúrbios neurológicos que geralmente começa com uma dor latejante em um dos lados, que aumenta aos poucos, em alguns casos, ficar com a visão turva ou enxergar pontos luminosos pode indicar uma crise.
A enxaqueca deve ser tratada com muita seriedade e controle porque aumenta um risco maior de desenvolver AVC e infarto, assim como a hipertensão, o colesterol alto e o tabagismo.
De acordo com a neurologista a enxaqueca é hereditária e,na maioria dos casos, a auto-medicação,e uso irregular de analgésicos pode piorar a situação em vez de ajudar.
Principais causas da enxaqueca:
** Jejum por tempo prolongado.
** Estresse.
** Consumo de alimentos que desencadeiam as crises.
** Inalação de produtos químicos com fortes odores.
** Crises de ansiedade.
** Ingestão de bebidas alcoólicas em grandes quantidades.
** Período pré-menstrual.
** Alterações do sono: dormir pouco ou dormir muito.
Sintomas de Enxaqueca:
**A Crise dura de 4 a 72 horas, com dor unilateral e pulsátil
**Irritabilidade.
**Sensibilidade à luz.
**Sensibilidade ao som.
**Sensibilidade ao movimento do corpo ou do ambiente.
**Mudanças de apetite.
**Problemas de concentração.
** Visão embaçada,com pontos de luzes piscando.
Tratamento de Enxaqueca
Antes de iniciar o tratamento para enxaqueca, é necessário saber se o diagnóstico está correto e qual o fator desencadeante dela sendo importante aprender a reconhecer os primeiros sintomas que normalmente antecedem a dor de cabeça, como sensação de mal estar, dor na nuca, leves tonturas ou sensibilidade à luz, cheiro ou ruído, para que o tratamento possa ser iniciado assim que possível.
O tratamento da enxaqueca deve ser indicado por um Neurologista, levando em consideração as características da dor e a freqüência das crises,que irá prescrever alguns remédios como para o alívio da dor e dos restantes sintomas.
Fonte:https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/04/15/toda-dor-de-cabeca-e-enxaqueca-veja-mitos-e-verdades-sobre-a-doenca.ghtmlliv https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/enxaqueca-3