Enxaqueca não é dor de cabeça e sim risco maior de AVC e infarto.

Entenda..

O risco de desenvolver certos problemas cardiovasculares parece ser maior entre quem sofre com esse tipo de dor de cabeça.

Segundo a Organização Mundial da Saúde é a sexta doença crônica que mais incapacita pessoas, no Brasil, 5% da população tem enxaquecas crônicas, ou seja, com crises que ocorrem por 15 dias por mês ou mais.

Apesar de muita gente confundir a enxaqueca com dor de cabeça, elas são diferentes:

A dor de cabeça provoca dores que dão a sensação de cabeça pesada, apertada ou pressionada, geralmente é uma dor fraca ou moderada..

Já a enxaqueca, é uma dor de cabeça frequente causada por distúrbios neurológicos que geralmente começa com uma dor latejante em um dos lados, que aumenta aos poucos, em alguns casos, ficar com a visão turva ou enxergar pontos luminosos pode indicar uma crise.

A enxaqueca deve ser tratada com muita seriedade e controle porque aumenta um risco maior de desenvolver  AVC e infarto, assim como a hipertensão, o colesterol alto e o tabagismo.

De acordo com a neurologista a enxaqueca é hereditária e,na maioria dos casos, a auto-medicação,e uso irregular de analgésicos pode piorar a situação em vez de ajudar.

Principais causas da enxaqueca:

** Jejum por tempo prolongado.

** Estresse.

** Consumo de alimentos que desencadeiam as crises.

** Inalação de produtos químicos com fortes odores.

** Crises de ansiedade.

** Ingestão de bebidas alcoólicas em grandes quantidades.

** Período pré-menstrual.

** Alterações do sono: dormir pouco ou dormir muito.

 

Sintomas de Enxaqueca:

**A Crise dura de 4 a 72 horas, com dor unilateral e pulsátil

**Náusea e Vômitos.

**Irritabilidade.

**Sensibilidade à luz.

**Sensibilidade ao som.

**Sensibilidade ao movimento do corpo ou do ambiente.

**Mudanças de apetite.

**Problemas de concentração.

** Visão embaçada,com pontos de luzes piscando.

 

Tratamento de Enxaqueca

Antes de iniciar o tratamento para enxaqueca, é necessário saber se o diagnóstico está correto e qual o fator desencadeante dela sendo importante aprender a reconhecer os primeiros sintomas que normalmente antecedem a dor de cabeça, como sensação de mal estar, dor na nuca, leves tonturas ou sensibilidade à luz, cheiro ou ruído, para que o tratamento possa ser iniciado assim que possível.

O tratamento da enxaqueca deve ser indicado por um Neurologista, levando em consideração as características da dor e a freqüência das crises,que irá prescrever alguns remédios como para o alívio da dor e dos restantes sintomas.

 

 

 

Fonte:https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/04/15/toda-dor-de-cabeca-e-enxaqueca-veja-mitos-e-verdades-sobre-a-doenca.ghtmlliv  https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/enxaqueca-3