Como evitar um infarto durante os jogos da Copa?

Quem tem doença cardiovascular ou histórico de problemas na família deve tomar mais cuidado com fortes emoções em época de jogo, não é mesmo pessoal???

Um estudo feito realizado na Inglaterra, durante os jogos da Copa de 1998 demonstrou esse risco.Conforme o levantamento, o número de atendimentos em decorrência de infartos do miocárdio aumentaram em 25% no dia em que a Inglaterra perdeu nos pênaltis para a equipe da Argentina, segundo a matéria publicada na revista médica “BMJ“

Em 2006, algo semelhante foi constatado na Alemanha, durante as partidas. Na Holanda em 1996 no campeonato europeu  também houve aumento de mortalidade cardiovascular associada a partida contra a França, disse a pesquisa.

Já na Copa de 2014, o número de internações por evento cardiovascular aumentou 28%”

Para fugir do risco a cada lance emocionante da partida, o ideal é controlar os fatores de risco antes do time entrar em campo:

  • Não se deve fumar nesses momentos de estresse, pois o cigarro aumenta o risco de eventos cardíacos
  • Evitar comidas como: churrasco com muito sal, embutidos, salgadinhos com muito sódio.
  • Evitar o excesso de cafeína.
  • Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
  • Não esqueça de tomar a sua medicação diariamente conforme o recomendado antes da partida.
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Caso se perceba excessivamente ansioso, deixe de ver o jogo.

Sintomas

O maior sintoma de um infarto é a “A sensação é de ‘aperto’ localizada no peito, à altura do coração. Essa dor é tão intensa que provoca suores frios, náuseas, vômitos e vertigens, ela costuma se irradiar para os ombros e braços geralmente o esquerdo, para a mandíbula, as costas, e a projeção do estômago no abdômen sendo estes os sintomas“ clássicos“.

Ao sentir qualquer sintoma, a pessoa mais próxima deve ser avisada e o paciente deve ser levado imediatamente para um serviço de emergência médica!!

NOTA : Essas Dicas, claro não são exclusivas para os JOGOS DA COPA, e sim valem para outros esportes ou Situações que toquem seu CORAÇÃO!!

Fonte:https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/06/como-evitar-um-infarto-durante-os-jogos-da-copa.

http://www.maisequilibrio.com.br/saude/como-evitar-um-ataque-no-coracao