ANSIEDADE EM NOSSO DIA A DIA…

ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.

Medo, insegurança e angústia são emoções que todo mundo sente em algum momento ou situação. Entretanto, indivíduos com transtornos de ansiedade (um dos mais incidentes na atualidade, ao lado da depressão) apresentam uma complexidade maior de sintomas. O modo como reagimos a esse agente stressante diferencia uma “ansiedade normal” de uma patologia. “ É utilizado o termo ‘transtorno’ porque ele se refere a algo que desorganiza a vida do indivíduo e gera um sofrimento excessivo. A pessoa passa a ter prejuízos em diversas esferas. Não consegue sair, manter um emprego, entre outras”, explica o psiquiatra Felipe Corchs, do Programa de Ansiedade do IPQ

A ansiedade e seus transtornos podem causar sintomas tanto mentais quanto físicos, que atrapalham o dia a dia de diversas formas. Veja quais são os principais:

Sintomas psicológicos: 

*Constante tensão * Sensação de que algo ruim vai acontecer *Problemas de concentração *

*Preocupação exagerada em comparação com a realidade * Problemas para dormir *Irritabilidade*

Sintomas físicos:

*Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração *Respiração ofegante ou falta de ar *Aumento do suor *

*Tremores nas mãos ou outras partes do corpo *Sensação de fraqueza ou cansaço * Boca seca *Mãos e pés frios ou suados

*Náusea * Tensão muscular * Dor de barriga ou diarreia.

Em alguns casos, os sintomas físicos são tão intensos que podem ser confundidos com doenças como infarto e outros eventos cardiovasculares . Não se sabe ao certo por que algumas pessoas são mais propensas à ansiedade descontrolada do que outras. Alguns dos fatores que podem estar envolvidos nisso são genética, ou seja, histórico familiar de transtornos de ansiedade, ambiente,ou algum evento traumático ou estressante,mentalidade ou modelo de pensamento, ou seja, a forma como a pessoa estrutura seus pensamentos ou linhas de raciocínio e, consequentemente, encara as situações do dia a dia.

Remédios naturais

Alguns exemplos de remédios naturais que podem ser usados são:

  • Suco de maracujá, pois possui propriedades calmantes e ansiolíticas;
  • Chá de camomila devido à sua ação calmante;
  • Alface, porque ele ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso
  • Tomar um banho morno para relaxar o corpo;

No entanto, se o paciente sofre de algum transtornos de ansiedade, O ideal é procurar ajuda médica partir do momento em que o distúrbio de ansiedade produz algum tipo de desprazer ou sofrimento, interferindo negativamente na qualidade de vida. Muitas pessoas costumam ter dúvidas em relação à busca do profissional, que pode ser um psicólogo ou um psiquiatra.

 

Fonte:https://www.minhavida.com.br/saude/temas/ansiedade

https://drauziovarella.uol.com.br/geral/por-que-estamos-tao-ansiosos/